É possível que todos os municípios brasileiros e suas respectivas divisões políticas (sede e povoados) tenham a figura de um (a) padroeiro (a) como entidade maior a reger as relações sociais, sob o aspecto da religião. A vida social, portanto, e as relações políticas arquitetadas, em muitas realidades brasileiras, se pautam sob a égide da religião e respectivamente da santa protetora do local. A padroeiria de uma cidade, ou povoado, portanto, é o sinal de que os limites geográficos estão protegidos de toda e qualquer influência nesfasta, sob a aparência de espíritos maléficos, bem como situa a localidade dentro da nação católica, que é, normalmente citada, o Brasil.
Nas comemorações anuais para festajar a presença da padroeira, como protetora incondicional dos fracos, faz-se as famosas festas populares religiosas: com a presença maracante de bandas de pífanos (compostas geralmente por "pife", zabumba, triângulo e pratos), comidas típicas, missas e procissões com os fieis carregando nos ambros o andor com a imagem da padroeira, leião etc.
A zabumba, historicamente viculada às bandas ditas, pé-de-serra, foi log0 incorporada às festas religiosas, Brasil a fora.
"(...) a zabumba
é característica dos ritmos nordestinos do forró, como o baião, o xaxado e o
xote. É mais conhecida como o instrumento dos trios pé-de-serra compostos por
zabumba, sanfona e triângulo – muito apreciados nas festas do ciclo junino
nordestino. São usadas também nos maracatus, sambas, pastoris, bandas de
pífano, coco (...)".
"O termo zabumba
designa ainda um tipo de formação instrumental característica do Nordeste
brasileiro, composto por zabumba, caixa, pífano ou gaita. No Nordeste é
conhecido também como Musga (música) do Mato, Musga de Matuto, Banda cabaçal,
Cabaçal, Música de Couro, Banda de negro, Música de pife. Em Alagoas, é
conhecido como Esquenta mulher".
No interior de
Alagoas e em muitos dos seus municípios, as festas dedicadas as Santas
Padroeiras ainda ocorrem com abundância. Tais festas têm datas marcadas e a
origem das datas se associa a diversos fatores, dentre tantos outros, citemos:
um fato ocorrido e associado à imagem de um (a) Santo (a) protetor (a); uma
estação promissora para alguma cultura da região, dado momento em que se
festeja saúde e fartura, por exemplo; o momento de inspiração de um líder da comunidade
em prol de uma causa do povoado e motivada por uma entidade religiosa; a busca
de proteção e saída da morte (apegados a uma promessa) prematura em situações
de epidemias e calamidades que matam inúmeras pessoas em um período curto, também por motivações políticas, historicas e culturais de um modo geral etc.
Resumidamente
apresentamos um pedacinho da festa de padroeira ocorrida no Povoado Serra da
Mandioca, município de Palmeira dos Índios. A festa anual dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que ocorre em meados de fevereiro, de cada ano, e comemora
uma data em que a comunidade se livrou de ser extinta, ao ser feita uma promessa
a referida Santa.
Dizem os mais
velhos que há cerca de 100 anos o povoado foi tomado por uma epidemia de diarreia,
que levou dezenas de moradores a morte, em pouco tempo. Sequer covas podiam ser
providenciadas no cemitério, para enterrar os vários mortos, de modo que uma
pequena serra cortada por uma grota de água perene serviu de “abrigo” para os
mortos.
A
promessa se apegava no cessar das mortes, sob pena de serem totalmente extinguidas
as pessoas daquele povoado, porque a epidemia não poupava crianças, adultos, nem
idosos!
Prometendo edificar uma igreja
no povoado, em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bem como torná-la
sua única e mãe protetora e padroeira, bem como festejar a graça anualmente,
por meio da festa, os que ainda estavam vivos foram poupados e rápido como
acometeu os residentes, a epidemia foi expurgada do local e aos poucos os
moradores retomaram a vida normal. Festejando, seus descendentes, até os dias atuais (e os que virão) tamanha graça!
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A família se reúne para festejar. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. |
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Banda de Zamubeiros na festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. |
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De casa em casa do Povoado, a Banda de Pífanos segue a imagem da Padroeira. |
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Os moradores seguem a imagem da Padroeira, ao som marcante da zabumba. |
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Acompanha a todos os elementos, os foguetes: é festa de religião popular. |
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Dentro das casas toca-se mais e mais. Enquanto os donos da casa se apercebem da imagem e rezam: agradecem as graças e fazem mais pedidos. |
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Observe-se que as paredes, da maioria das casas do Povoado, é "coberta" de imagens de Santos, inclusive da Padroeira e dos membros das família. |
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Casas relativamente pequenas; enquanto a Banda adentra, os moradores espiam de fora. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Marcação da música por meio da batida da Zabumba! Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Olhares de mulheres sertanejas. A consolação somente advém dos céus! Que era do sertanejo, se não se apegasse aos fenômenos divinos? É só uma imagem, mas de uma representatividade imensurável para os moradores! Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Toca a Banda de Pífanos. Nesta foto também atente-se para o buraco no portar à esquerda, feito para receber a tramela, quando se fecha a porta de cima, da frente de casa. São poucas as casas com essas lindas parafernalhas tradicionais! Festa de N. Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado S. da Mandioca. |
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Moradores do Município de Palmeira dos Índios e Maceió, na festa da Padroeira. |
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Um morador carrega a imagem para a casa do vizinho mais próximo; acompanha a Banda de Pífanos. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Com carinho e devoção, a imagem é doada; e recebida por outrem! Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Um dos tocadores já cansou, de tanto que andou (e toca sentado num sofá, na antiga casa da matriarca). Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Carroças puxadas por éguas também acompanham, para carregar os prêmios que são coletados nas casas, para depois da missa se fazer um leilão e arrecadar fundos para a Igreja. Um morador carrega na mão algumas galinhas caipiras, recebidas. Festa N. Senhora do Perpétuo Socorro do P. S. da Mandioca. |
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De mais uma casa se despede a Imagem. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Sai a multidão, rumo ao centro do Povoado. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Da Igreja sai o andor com a Imagem, para percorrer as principais estradas do Povoado. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Acompanha também a imagem primogênita, que pertence a esta Igreja do Povoado. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Cartaz alusivo à festa do Povoado. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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O diácono segue na frente entoando as cantigas religiosas! Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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Meu avô, no mais dos seus 90 e tantos anos não perde uma só procissão! Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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O andor com a Imagem. Nossa Senhora apresentada a todos do Povoado. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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A senhora, nesta foto, puxa a procissão, com uma cruz nas mãos arribada. |
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Procissão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Serra da Mandioca. |
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A procissão com a imagem da Santa vai adentrando as casas do Povoado. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. |
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As crianças aprendem de cedo a participar da festa religiosa. Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Povoado Serra da Mandioca. | | | |
De acordo com o Catálogo/Calendário 2012 da Livraria Redentorista (sedes de Campina Grande - PB e Garanhuns - PE), "a cópia original do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que permanece até hoje, foi levada para a Igreja de São Mateus, em Roma, em 1499, onde ficou até o ano de 1798. Em 1863, o Superior Geral dos Redentoristas pediu ao Papa Pio IX para colocá-la na Igreja construída em honra ao Santíssimo Redentor e a Santo Afonso. Diz a tradição que o Papa deu a seguinte recomendação: 'Façam-na conhecida no mundo inteiro!' Fiéis a esse mandato, os Redentoristas espalharam sua devoção por todo o mundo".
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