BRONISLAW MALINOWSKI (1884-1942)
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- Bronislaw Malinowski foi um importante etnógrafo e antropólogo polonês, naturalizado inglês, que em sua principal obra "Argonautas do Pacífico" analisou de forma minuciosa as manifestações culturais, a estrutura social, o misticismo, as formas de trabalho etc., das tribos nativas das Ilhas Trobiand, na Nova Guiné.
- Malinowski inovador: foi incontestável sua atuação, enquanto antropólogo, o que deu a Antropologia um novo rumo; foi responsável pela cientificização da Antropologia e rompeu o máximo com a concepção de mundo europeia; elaborou uma teoria (Funcionalismo), tirando o modelo das ciências da natureza – sustenta que os indivíduos sentem necessidades e cada cultura de forma específica satisfazerá de maneira correspondente; também se preocupou em abrir as fronteiras disciplinares, assegurando que o homem deveria ser estudado através de uma tríplice compreensão: o lado social, o psicológico e o biológico; procura reviver seus próprios sentimentos, dando origem a uma observação participante. Malinowski ensinou a somente não olhar, mas a escrever restituindo as cenas da vida cotidiana, seu relevo e sua cor, entendendo o que as pessoas dizem e fazem.
- Principais obras: Os Argonautas do Pacífico e Os Jardins de Coral, nesta última, mostra que a agricultura dos Trobriandeses inscreve-se na totalidade social desse povo, e toca em muitos outros aspectos que não apenas a agricultura.
- Pensamento: considera que a partir de um único costume – ou mesmo de um único objeto – pode-se constatar o perfil conjunto de uma sociedade; portanto, aprecia que uma sociedade deve ser estudada enquanto totalidade, da forma que funciona no momento em que é observada; para alcançar o homem em todas as suas dimensões, é preciso dedicar-se à observação de fatos sociais aparentemente minúsculos e insignificantes, o que podem levar a uma compreensão da totalidade.
- Controvérsias e originalidade: enquanto outros antropólogos da época perguntavam-se como nossa sociedade chegou a se tornar o que é? Malinowshi se pergunta o que é uma sociedade dada em si mesma e o que a torna viável para os que a ela pertencem, observando-a no presente, através da interação dos aspectos que a constituem; para ele a sociedade funciona como um organismo e, a Antropologia, como uma verdadeira ciência, que deve estudar as motivações psicológicas, os comportamentos, os sonhos e os desejos do indivíduo; os antropólogos da época dão ênfase ao estudo da civilização industrial, ele, ao contrário, diz que a antropologia supõe uma identificação com a alteridade mostrada na sua forma contemporânea; outra grande qualidade dele é sua faculdade de restituição da existência desses homens (os Trobriandeses), que puderam ser reconhecidos somente através de uma relação de experiência pessoal.
- Contribuições para a Antropologia: além de dar-lhes um caráter de ciência, a coloca como a ciência da alteridade; abandona o empreendimento evolucionista de reconstituição das origens da civilização, e se dedica ao estudo das lógicas particulares, características de cada cultura.
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